O intolerável caso da parceria Convento da Penha – Mídia Ninja

O Convento da Penha[1], marco do catolicismo do país, localizado em Vila Velha-ES, motivo de orgulho para o povo capixaba tornou-se também motivo de vergonha.

Ao publicar no dia 05/10/18, em sua página do Facebook, o vídeo “Cristãos contra o fascismo”, do veículo Mídia Ninja[2], a poucos dias do primeiro turno das Eleições 2018, a direção do Convento da Penha e os freis Franciscanos que ali estão parecem manifestar abertamente sua adesão aos ideais do Mídia Ninja e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na sequência, no dia 25/10/18, o Mídia Ninja publica no Twitter, simultaneamente com o Partido dos Trabalhadores[3], o conteúdo que se vê na figura abaixo.

O PT é um partido socialista[4], alinhado com ditaduras socialistas e comunistas em todo o mundo, tais como Cuba e Venezuela. Defende clara e abertamente o aborto, a ideologia de gênero e o uso de drogas, contrariando a orientação do Catecismo da Igreja Católica (CIC) sobre os temas[5].

O Mídia Ninja é um veículo de comunicação, que se diz “independente”, mas que é financiado por George Soros[6], e que defende o socialismo, o comunismo e pautas como o aborto[7], a ideologia de gênero[8] e o uso de drogas[9].

COMO É POSSÍVEL QUE UMA PÁGINA CATÓLICA PUBLIQUE MATERIAL DE UM VEÍCULO QUE DEFENDE O SOCIALISMO E O COMUNISMO E PAUTAS CONTRÁRIAS À DOUTRINA DA IGREJA?

Tentaremos entender adiante.

 

Magistério da Igreja, Socialismo e Comunismo

O que define e orienta o Magistério da Igreja sobre socialismo e comunismo?

Catecismo da Igreja Católica (CIC)[10]: “A Igreja tem rejeitado as ideologias totalitárias e ateias associadas, nos tempos modernos, ao ‘comunismo’ ou ao ‘socialismo’… A regulamentação da economia exclusivamente por meio do planejamento centralizado perverte na base os vínculos sociais

Carta Quadragesimo Anno[11]: “… o socialismo quer se considere como doutrina, quer como fato histórico, ou como ‘ação’ […] não pode conciliar-se com a doutrina católica”. E complementa: “‘Socialismo religioso’ e ‘socialismo católico’ são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista”.

Encíclica Divini Redemptoris[12]: o comunismo é “intrinsecamente perverso”.

Encíclica Mater et Magistra[13]: “não se pode admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado”.

Conforme detalha claramente Pedro Ravazanno[14],

o Magistério, em toda a sua riqueza, é claro quanto a condenação ao socialismo, e a própria Teologia da Libertação. Esta, além da metodologia marxista, cai em outras heresias, como o modernismo, gnosticismo (ambas intrínsecas). Além dessas heresias, a Teologia da Libertação descamba para a defesa do aborto, homossexualismo etc. Nas palavras de Frei Betto; ‘O Estado é laico e deve ter o direito de defender a vida das mulheres pobres não incriminando mais o aborto, o que não significa ser a seu favor’ e ‘Embora eu seja contra o aborto, admito a sua descriminalização em certos casos (…) Se os homens parissem, o aborto seria um sacramento’. O religioso só esquece do ensinamento canônico da Igreja; ‘Cânone 1398 – Quem procurar o aborto seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae (automática)’, condenação que também recai aos defensores do infanticídio”.

 

Detalhando o vídeo “Cristãos contra o fascismo”

1) Análise do conteúdo

“Fascismo”

Sobre o título do vídeo elaborado pelo Mídia Ninja, é importante saber, antes, o que foi o Fascismo:

sistema de governo que opera em conluio com grandes empresas (as quais são favorecidas economicamente pelo governo), que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos (como a liberdade de empreender em qualquer mercado que queira) e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade.”[15]

Nas palavras do ex-Ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, o projeto do PT é simplesmente sua perpetuação no poder[16].

Após quatro anos de Operação Lava-Jato[17], calcula-se que, junto com outros partidos e em conluio com grandes empresas, o PT havia desviado dos cofres públicos o montante de R$ 44,4 bilhões[18].

Dada a descrição do “Fascismo”, apresentada sucintamente acima, seria, então, o PT um partido “fascista”? Se o PT não é “fascista”, seria “socialista”? Vejamos:

Qual o principal elo entre o fascismo e o socialismo? Ambos são etapas de um continuum que visa ao controle econômico total, um continuum que começa com a intervenção no livre mercado, avança até a arregimentação dos sindicatos e dos empresários, cria leis e regulamentações cada vez mais rígidas, marcha rumo ao socialismo à medida que as intervenções econômicas vão se revelando desastrosas e, no final, termina em ditadura.” [19].

O Fascismo, enquanto forma de governo, ocorreu em um determinado período da história, no início do século XX, e acabou, assim como o nazismo.

Por outro lado, o socialismo e o comunismo ainda persistem no mundo. Basta observar, por exemplo, o que ocorre na Coréia do Norte, em Cuba e na Venezuela[20]. O comunismo gerou 100 milhões de mortos[21]. A Polônia, a Ucrânia, a Lituânia, a Geórgia e a Moldávia, que conhecem bem os males do comunismo, proíbem a exibição de símbolos e partidos comunistas em seus territórios[22].

Para exemplificar como a aplicação do termo “Fascismo” é inadequado nos dias atuais, ação judicial foi ganha pelo Dep. Federal Paulo Eduardo Martins (PSDB), ferrenho opositor do PT, acusado de “fascista” pela revista Carta Capital[23]. Revista, aliás, conhecida por defender abertamente o PT[24].

 

“Ódio, Tortura, Violência, Pena de Morte”

Se um “fascista” defende “tortura”, quem apoia ditaduras como Cuba, Venezuela e Coréia do Norte também a defende?

Se um “fascista” faz apologia “ao ódio e à violência”, quem apoia a “invasão de propriedades privadas”[25], o “derramamento de sangue”[26], o “fechamento do STF”[27], um “bom paredão, uma boa espingarda, uma boa bala, uma boa pá e uma boa cova”[28], também o faz?

Se um “fascista” é “xenofóbico”, quem promove a luta de classes entre regiões do país (nordestinos x sulistas) e demoniza os americanos também o é?

Além de ser um termo vago e utilizado correntemente pela esquerda para associar a tudo o que se refere à aplicação da Lei Moral, o “ódio” parece não considerar a defesa, por parte do PT, de ditaduras socialistas e comunistas na América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, nem apologia do partido à luta de classes (ricos x pobres; homens x mulheres; heterossexuais x homossexuais; pais x filhos).

O Direito Natural à legítima defesa, detalhado no CIC[29], não pode ser negado pelo estado. Com o desarmamento promovido pelo governo PT, o número de homicídios aumentou substancialmente no Brasil, chegando a mais de 60 mil por ano[30]. É sabido que a maioria esmagadora dessas mortes está relacionada ao crime organizado e ao tráfico de drogas, seja por motivos de conflito entre facções, seja por latrocínio associado às atividades de traficantes e usuários. As estatísticas internacionais confiáveis atestam que nos países onde a sociedade é mais armada há menos violência e mais segurança[31].

A pena de morte é a pena capital associada à legítima defesa da sociedade, sendo a última das possibilidades previstas no CIC, no parágrafo 2267, que vem sendo desaconselhada em virtude dos avanços nas leis penais mundiais. Entre considerar uma eventual aplicação da pena de morte em função da estatística alarmante de violência em um país e tê-la aplicada de fato, há uma distância muito grande. No Brasil, não consta no código penal prisão perpétua nem pena de morte e para que constassem precisariam ser aprovadas pelo Poder Legislativo. Aliás, o país que mais executa a pena de morte é a China[32], um país comunista.

 

“Preconceito e Discriminação”

Da mesma forma que o termo “ódio”, “preconceito e discriminação” são frequentemente utilizados para imputar sentimentos negativos àqueles que se opõem, por exemplo, a cotas, benefícios e privilégios direcionados a determinadas “raças” e “minorias”. Porém, a esquerda parece não se incomodar com o fato de que um de seus maiores ídolos e referências, Che Guevara, fosse assumidamente racista e homofóbico[33].

Nas eleições de 2018, não se observou por parte de partidos socialistas e comunistas manifestação de apoio aos candidatos[34] Hélio Negão (RJ – Deputado Estadual mais votado do Rio de Janeiro), Joyce Hasselmann (SP – Deputada Federal mais votada do Brasil em 2018) e Janaína Paschoal (SP – Deputada Estadual mais votada da história), representantes de “classes oprimidas” segundo a ideologia marxista. Neste caso, parecem não servir à causa.

Conforme orienta o CIC, parágrafos 2357 a 2360, deve-se acolher a pessoa com tendência homossexual, porém deve-se condenar o ato homossexual, um pecado mortal. Nesse sentido, os socialistas e comunistas, no intuito de obter votos de homossexuais, com os quais eles normalmente não se importariam, se utilizam do termo “homofobia” para designar toda e qualquer contrariedade por parte do Católico à prática e à apologia ao homossexualismo. Não se observa, por outro lado, nenhuma acusação de “homofobia” a comunistas[35].

O ex-presidente Lula da Silva, condenado e preso por corrupção, afirmou o seguinte em gravações realizadas em investigações de corrupção oficiais[36]: “Sabe, porque… até a Clara Ant (…) porque fica procurando o que fazer. Faz um movimento da mulher contra esse filho da puta. Porque ele batia na mulher, levava ela pro culto, deixava ela se fuder, dava chibatada nela. Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?”. E ainda conta que quando os cinco policiais federais foram à casa de Clara Ant, diretora do Instituto Lula, ela estava dormindo sozinha e se assustou com a chegada dos agentes, acreditando ser um “presente de Deus”, o que arrancou gargalhadas da ex-presidente Dilma Rousseff.

 

“Esterilização de pessoas pobres”

Quem defende o aborto, o controle de natalidade via uso de métodos contraceptivos e o “empoderamento feminino” teria autoridade moral para questionar essa suposta proposta, mesmo sendo contrária à Lei Natural?

 

“Ser vingativo”

Mesmo com a Lei da Anistia[37], não por acaso, foi a ex-presidente Dilma Rousseff do PT quem convocou a “Comissão da Verdade”[38] que não investigou terroristas de esquerda que queriam implantar a ditadura do proletariado no Brasil. Todos os autores da lei que cria a referida comissão são do PT, incluindo a ex-presidente que participou do grupo guerrilheiro VAR-Palmares[39]. Quem nos parece ser vingativo?

 

2) Protagonistas

Após conhecermos os fins e meios do Mídia Ninja, um pouco sobre o fascismo e o que nosso Magistério define sobre socialismo e comunismo, vamos conhecer alguns dos protagonistas do vídeo:

Luiz Coelho (Sacerdote da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil): Essa denominação religiosa liberou o “casamento homossexual” no Brasil[40]. O religioso indica o voto ao senado do RJ para o candidato do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) Chico Alencar.

Trecho de artigo do religioso, publicado em site LGBT[41], diz o seguinte:

As esquerdas tomaram a dianteira desse processo de inclusão, com a maioria das campanhas referentes ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que é seguido de perto pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Mas é possível encontrar candidaturas da comunidade e de pessoas aliadas na maioria dos partidos políticos (excetuando, é claro, os de extrema direita e os infestados por setores religiosos reacionários).”.

 

– Inamar de Souza (Sacerdote da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil): Em sua página do Facebook apoia explicitamente o candidato do PT à presidência.

 

Negra Maria (Cristã Batista) – Em sua página do Facebook apoia explicitamente o candidato do PT à presidência.

 

Henrique Vieira (Pastor): Filiado ao PSOL, que defende o aborto, as drogas e a agenda LGBT[42]. Em sua página do Facebook apoia explicitamente o candidato do PT à presidência.

 

 

Conclusão

Onde predomina a Teologia da Libertação, condenada pela Igreja[43], e onde há infiltração do PT nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), se observa apoio ativo e explícito a partidos socialistas e comunistas.

Observa-se uma clara censura a religiosos e leigos que se opõem ao PT[44], por serem contrários à Teologia da Libertação[45], e a associação de rótulos pejorativos a eleitores e candidatos que se opõem ao socialismo e ao comunismo, conforme orienta claramente o Magistério da Igreja.

Retomamos a pergunta: COMO É POSSÍVEL QUE UMA PÁGINA CATÓLICA PUBLIQUE MATERIAL DE UM VEÍCULO QUE DEFENDE TAIS PAUTAS CONTRÁRIAS À DOUTRINA DA IGREJA?

Uma pergunta a ser respondida pelo Frei Guardião responsável pelo Convento da Penha.

Escandalizados, e aqui sabemos que compartilhamos o sentimento de muitos, terminamos lamentando por ver religiosos tão estimados pelo povo capixaba se prestando a este desserviço, compactuando claramente com um veículo de comunicação e partido perversos, cujos princípios defendidos estão decisivamente condenados pela Santa Mãe Igreja.

Nós fieis estamos desejosos de uma explicação do Guardião do Convento ou do Padre Provincial dos franciscanos e do Arcebispo de Vitória para que as dores e confusões causadas por estes atos possam ser diminuídas.

Que a Virgem da Penha purifique a mente e o coração dos que a desonram e tanto desagradam a doutrina de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Referências:

[1] http://conventodapenha.org.br/
[2] Postado no youtube em 28/09/18: https://www.youtube.com/watch?v=FB5w4BbCuwI
[3] https://renovamidia.com.br/a-sincronia-entre-o-pt-e-a-midia-ninja/
[4] http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ESTATUTO-PT-2012-VERSAO-FINAL-alterada-outubro-de-2015-2016mar22.pdf
[5] Socialismo, comunismo: parágrafos 2424, 2425; Aborto e eutanásia: parágrafos 270, 2271, 2276, 2277; Drogas: parágrafos 2291, 2211; Divisão de sexo: parágrafo 2203
[6] https://renovamidia.com.br/midia-financiada-por-soros-impulsiona-movimento-elenao/
http://www.ilisp.org/noticias/midia-ninja-confirma-que-e-financiada-pelo-bilionario-george-soros-para-ser-midia-livre/
[7] https://www.facebook.com/MidiaNINJA/posts/legalizar-o-aborto-direito-ao-nosso-corpouma-em-cada-cinco-mulheres-brasileiras-/773403972817750/
http://midianinja.org/gabinetona/aborto-5-razoes-para-legalizar/
[8] http://midianinja.org/manoelamiklos/a-ideologia-de-genero-e-2018-a-america-latina-ameacada/
[9] http://midianinja.org/laiorocha/o-carnaval-chegou-vamos-falar-sobre-drogas/
http://midianinja.org/danielzen/regulamentar-as-drogas-nao-e-um-libera-geral/
[10] Parágrafo 2425.
[11] Publicada em 1931 pelo Papa Pio XI.
[12] Publicada em 1937 pelo Papa Pio XI.
[13] Publicada em 1961 pelo Papa João XXIII.
[14] https://cleofas.com.br/o-marxismo-e-a-teologia-da-libertacao/
[15] https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1343
[16] https://oglobo.globo.com/brasil/jose-dirceu-questao-de-tempo-para-gente-tomar-poder-23112521
[17] http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/caso-lava-jato/entenda-o-caso
[18] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43432053
[19] https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1343
[20] Conferir “Hugo Chávez: o espectro” (Leonardo Coutinho – 2018)
[21] Conferir “O Livro negro do comunismo” (Courtouis e outros – 1997)
[22] http://portalconservador.com/paises-onde-o-simbolo-do-comunismo-e-proibido/
https://oglobo.globo.com/mundo/parlamento-ucraniano-proibe-comunismo-nazismo-dentro-do-pais-15832173
[23] https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/fascismo-eduardo-martins-carta-capital/
[24] https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/quanto-voce-paga-para-os-blogs-sujos-do-pt/
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/09/1817885-governo-temer-suspende-repasse-a-blogs-pro-pt.shtml
https://www.anonymousbr4sil.net/2014/12/confira-quanto-e-quais-midias-receberam.html
[25] https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,veja-o-historico-de-acoes-do-mst-durante-o-governo-lula,457224
[26] http://www.ilisp.org/noticias/deputada-petista-defende-derramamento-de-sangue-e-e-aplaudida-de-pe-em-evento-do-pt/
[27] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/tem-que-fechar-o-supremo-diz-deputado-petista-wadih-damous.shtml
[28] http://reaconaria.org/blog/reacablog/mauro-iasi-candidato-a-presidencia-em-2014-pelo-pcb-defende-morte-da-direita/
[29] https://centroanchieta.org/a-igreja-e-o-uso-moral-das-armas/
[30] https://noticias.r7.com/sao-paulo/numero-de-assassinatos-cresce-e-atinge-638-mil-no-brasil-em-2017-09082018
[31] Vinte fatos que comprovam que a posse de armas deixa uma população mais segura: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1974
Estudo de Harvard: Controle de armas é contraproducente: https://www.theacru.org/harvard_study_gun_control_is_counterproductive/
[32] https://g1.globo.com/mundo/noticia/pena-de-morte-china-executa-mais-que-resto-do-mundo.ghtml
[33] O verdadeiro Che Guevara: https://mises.org.br/Article.aspx?id=260
Che Guavara, a fria máquina de matar que odiava negros e homossexuais: https://www.libertaddigital.com/cultura/historia/2017-10-09/che-guevara-la-fria-maquina-de-matar-que-odiaba-a-los-negros-y-los-homosexuales-1276607234/
[34] https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45831493
https://noticias.r7.com/brasil/deputada-mais-votada-do-brasil-joice-hasselmann-visita-a-recordtv-09102018
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2018/noticia/2018/10/07/janaina-paschoal-e-a-deputada-mais-votada-da-historia-de-sp.ghtml
[35] https://www.tercalivre.com.br/regime-defendido-por-manuela-davila-mata-e-persegue-gays/
[36] https://extra.globo.com/noticias/brasil/lula-chama-feministas-do-pt-de-mulheres-do-grelo-duro-internautas-reagem-18897069.html
[37] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6683.htm
[38] https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12528.htm
[39] https://oglobo.globo.com/politica/documentos-da-ditadura-dizem-que-dilma-assessorou-assaltos-bancos-2922841
[40] https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/apos-21-anos-de-discussao-igreja-anglicana-libera-casamento-homoafetivo-no-brasil.ghtml
[41] “Eleições gerais no Brasil: inclusão em contraponto à extrema direita”, publicado no site Dezanove: Notícias e Cultura LGBTI. https://dezanove.pt/eleicoes-gerais-no-brasil-inclusao-em-1207752?fbclid=IwAR2wWP5vLu_QCnu3bp9G3vLRcleuc4l-PrSamH79AsWelN3AWGXupxzns1k
[42] https://noticias.gospelprime.com.br/pastor-psol-bolsonarismo-matou-jesus/
https://noticias.gospelprime.com.br/psol-lancara-pastor-candidato-para-enganar-conservadores/
[43] https://noticias.cancaonova.com/mundo/papa-condena-teologia-da-libertacao-e-bispos-repercutem/
https://cleofas.com.br/10-erros-da-teologia-da-libertacao-segundo-o-papa-bento-xvi/
https://www.acidigital.com/noticias/esta-foi-a-resposta-do-papa-ao-jornal-el-pais-sobre-a-teologia-da-libertacao-99337
https://www.acidigital.com/noticias/quando-bergoglio-derrotou-os-teologos-da-libertacao-recorda-dom-filippo-santoro-94087#.Uk3LqnmbSAI.twitter
[44] PT e a Igreja – A “Nova” Estratégia da Esquerda: https://www.youtube.com/watch?v=5-hnf-Z9vD8
[45] Quem é o homem mais poderoso na CNBB: https://www.youtube.com/watch?v=1kDRQic-Xps

Somos uma iniciativa de fiéis católicos que, tendo como modelo São José de Anchieta, visa promover a cultura católica nos mais variados âmbitos da vida do homem, especialmente por meio de uma sólida formação intelectual e espiritual voltada para a busca da santidade conforme a radicalidade do evangelho e a índole da Santa Igreja.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho